Uma das coisas que eu adoro fazer é comemorar as pequenas vitórias nossas de cada dia. Mesmo que elas tenham pouco impacto no tráfego total do site, elas mostram que a análise e a estratégia estão dando certo – o que no final do período vai resultar em um forte aumento no total. É o tal do trabalho de formiguinha.
Também acho este tipo de ação em equipe superimportante porque engaja, todos percebem o resultado do trabalho, sentem o tal do pertencimento e recarregam as energias para a próxima etapa. Ou seria alívio “putz, deu certo!”?
Nós passamos tantos momentos tensos no dia a dia, analisando números, pensando em como aquela atualização pode impactar nos nossos projetos, em estratégia, explicando as coisas pro pessoal que vai implementar, validar a implementação, responder e-mail de cliente, atualizar o Trello… Estes pequenos momentos de vitória devem ser aproveitados em seu máximo.
E, obviamente, estas vitórias têm que ser apresentadas para os clientes, porque para a maioria deles, o SEO é um grande mistério (ou magia?) e assim eles conseguem entender um pouco melhor como trabalhamos e como damos resultado.
Por isso que os relatórios periódicos (mensais ou mais) são tão importantes. É neste momento que o cliente vai ter contato com os resultados do projeto e podemos alinhar as coisas e matar as dúvidas. Além disso, nestes relatórios periódicos todas estas pequenas vitórias acumuladas são evidenciadas.
Sucesso
Deixe um comentário